domingo, 21 de outubro de 2012

Brinquedos ideais para bebês até 12 meses!

Veja os brinquedos adequados para crianças de até 1 ano
Para essa fase, o ideal são brinquedos com cores vivas, sonoros e que fiquem à mão do bebê. "Enquanto a criança não anda, o brinquedo não deve se mover muito.

Nos três primeiros meses de vida, uma boa sugestão são os móbiles para colocar no berço, coloridos e manipuláveis pela criança. "A ação de tentar pegar e segurar os objetos estimula o desenvolvimento da coordenação motora.

Chencinski complementa que "brinquedos com encaixe simples e os de montar ensinam a reconhecer as formas e a ter noção de encaixe" para bebês a partir de 9 meses. Maria Ângela sugere ainda, para essa mesma fase, objetos com texturas variadas para a criança explorar e desenvolver a sensibilidade. Os mordedores também são importantes quando os dentes começam a aparecer, por volta dos 7 meses. "Nesse momento, a criança está na fase sensória motora e se relaciona com o mundo através dos cinco sentidos. Por isso, é comum que ela leve tudo à boca e o mordedor estimula a dentição.

"Músicas são bem-vindas, pois os bebês estão acostumados a ter contato com o mundo externo através de sons desde o útero da mãe", conta Chencinski. O pediatra alerta, no entanto, que televisão não é recomendada para crianças menores de um ano. "A imagem que se forma no aparelho ainda não é nítida para ela, que fica sem entender o que está acontecendo.

Maria Ângela ressalta que brinquedos eletrônicos não são recomendados para esta fase. "Os brinquedos devem ser sonoros, mas os ruídos não devem ser muito altos para não excitar o bebê.

Aos dez meses, a criança vai adquirindo uma mobilidade maior, o que deve ser estimulado com brinquedos. "Andadores e objetos nos quais ela possa se apoiar são importantes para a criança aprender a ficar de pé", conta Chencinski. Outra dica do especialista para essa fase é "oferecer brinquedos com espelho para que a criança possa se enxergar".

Brinquedos Recomendados:
móbiles que podem ser manipulados pela criança;
bolas e dados de tecido ou outro material lavável;
brinquedos de montar e encaixar com peças grandes (maiores que uma bolinha de pingue-pong);
tapete de atividade de material lavável;
livro para banho com figuras; chocalhos.

Fonte: Uol Educação 

Nenhum comentário: