quarta-feira, 29 de junho de 2011

Especial: Risotos


Risoto é misto de sabor e requinte

foto-risoto
Cremosidade, aromas e sabores em um prato fumegante e sofisticado. O risoto é mais do que apenas uma refeição: é uma celebração à arte da gastronomia. Aparentemente simples, porém repleto de complexidades – que vão da escolha dos grãos ao ponto de cozimento, passando pela temperatura correta do caldo e adição dos temperos – o risoto é um prato que combina requinte e elegância. O risoto é um prato que dá ares de festa à mais cotidiana das refeições.
Transformar o que parece ser um simples arroz em uma saborosa experiência gastronômica rica em aromas, sabores e texturas é uma tarefa repleta de estágios.
Tudo começa com a escolha do arroz, que deve ser do tipo italiano. O ideal é utilizar arroz classificado como superfino, com grãos bem selecionados, que podem ser do tipo arbório, carnaroli e vialone nano. Como uma massa que aceita diferentes molhos, o risoto pode ser feito com diversos ingredientes, de sabores e perfumes variados. Quase tudo pode aromatizar um risoto. Ele pode ser feito com carnes, embutidos, frios e defumados, peixes e frutos do mar, ervas, frutas, legumes frescos, secos, desidratados ou congelados, queijos e especiarias. Apesar de ser associado ao inverno, ele pode ser adaptado para todas as estações: no outono e inverno com acompanhamentos mais pesados, como queijos, no verão e primavera com azeite, legumes, verduras, frutas frescas e ervas.
Para fazer um bom risoto em casa é necessário seguir alguns truquezinhos. O principal é nunca afastar-se da panela: o risoto exige atenção constante.
Depois de refogar a cebola, deve-se tostar ligeiramente os grãos, para que eles mantenham individuais. Para dar perfume e acidez ao risoto, deve-se acrescentar vinho, branco ou tinto.
Ao contrário do arroz normal, em que se coloca a água toda de uma vez, o caldo é adicionado concha a concha para cozer gradualmente os grãos e incorporar o máximo de sabor ao prato.
No final, deve-se envolver o risoto com manteiga, queijo ou creme, sempre com o fogo desligado, e tampar por 1 a 2 minutos. E pronto!
Se você quer apreciar esse prato, siga as nossas dicas nas duas principais capitais do Brasil!
São Paulo

Nenhum comentário: