quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fios de Ovos


Ingredientes:
1 litro de água
1 kg de açúcar
36 gemas passadas pela peneira
água (o suficiente para afinar a calda)
Modo de Preparo:
Num tacho (ou panela funda) com 1 litro de água dissolva 1 kg de açúcar misturando bem. Leve ao fogo médio, sem mexer, até obter uma calda em ponto de pérola ou fio médio (+/- 10 minutos).Mantenha a calda fervendo, com bolhas médias (se você tiver um termômetro, deixe a calda a 103 graus).
Coloque, AOS POUCOS, as gemas passadas pela peneira numa caneca própria para fazer fios de ovos e enquanto a superfície da calda estiver com bolhas médias vá despejando as gemas pelos
furos (da caneca) sobre esta calda (que está no tacho).
Vá despejando as gemas em fio contínuo fazendo movimentos circulares grandes umas 4 vezes e pare. Deixe a caneca dentro de uma jarra onde estão as gemas.
OBS: enquanto estiver fazendo os movimentos circulares, não deixe que as gemas pinguem pelos furos da caneca, pois se isso acontecer, os fios ficarão curtos.
Deixe os fios cozinharem na calda por pelo menos 1 minuto. Com uma escumadeira, vá juntando os fios de ovos no centro do tacho, retire-os e coloque-os numa peneira grande para esfriar.
OBS: Conforme for cozinhando os fios, a calda vai ficando mais grossa. Despeje 1/2 xícara de chá de água para que a calda afine. Conforme for cozinhando outros fios e a calda for ficando grossa, despeje mais 1/2 xícara de chá de água. Faça isso quantas vezes forem necessárias para diluir a calda enquanto estiver
fazendo os fios.
Coloque os fios de ovos em uma peneira e com as mãos salpique pingos de água nos fios para que eles não fiquem açucarados e vá soltando-os com os dedos.
Atenção: não passe os fios diretamente na água, pois eles perdem a cor e o brilho. Apenas respingue um pouco de água com as mãos.Guarde os fios dentro de um recipiente coberto na geladeira

Nenhum comentário: