quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Receita da Nigela Lawson: Pavlova de Morango!


Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
Para os suspiros:
4 claras
Pitada de sal
1 1/4 xícaras de açúcar refinado
2 colheres de chá de amido de milho
1 colher de chá de vinagre de vinho branco
Gotas de essência de baunilha a gosto
Para a cobertura:
400 gramas de morangos partidos ao meio ou em quatro partes
1/2 colher de chá de essência de baunilha de boa qualidade
1/2 colher de chá de vinagre balsâmico de boa qualidade
1 colher de chá de açúcar refinado
2 xícaras de creme
Modo de preparo
Para os suspiros:
1. Aqueça o forno a 180 graus. Coloque uma forma com papel de forno, e desenhe um círculo no papel usando uma fôrma redonda com 20 ou 25 centímetros de diâmetro. Na tigela da batedeira despeje as claras com sal. Comece a bater devagar, aumentando a velocidade aos poucos. Continue a bater até que se forme uma cobertura aveludada. Aos poucos, coloque o açúcar usando uma colher de sopa até que o suspiro esteja mais consistente e brilhante.
2. Salpique o amido de milho, o vinagre de vinho branco, e vá dobrando gentilmente. Coloque no papel nos limites do círculo desenhado e modele em formato de disco, achatando o topo e amaciando os lados. Leve ao forno e imediatamente reduza a temperatura para 150 graus. Asse por 1h15. Desligue o forno, e deixe o suspiro esfriar por completo dentro do forno.
Para a cobertura:
1. Em uma vasilha, coloque os morangos, a baunilha, o vinagre balsâmico e o açúcar. Cubra com filme plástico. Deixe repousar à temperatura ambiente por pelo menos 15 minutos até no máximo 2 horas.
Para servir:
1. Desvire o suspiro em um prato e cuidadosamente retire o papel que o envolvia – a parte crocante do suspiro agora fica contra o prato, com a parte mais delicada para cima. Coloque chantilly até que esteja firme o suficiente para fazer as pontinhas, e espalhe bem devagar sobre o suspiro. Cubra o creme com morangos, deixando uma pequena porção do líquido escorrer pelo creme. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário: