quinta-feira, 22 de março de 2012

Bolo de Chocolate Divino


Ingredientes
200g de chocolate amargo
2 colheres (sopa) de leite
175 g de manteiga
175g de açúcar
175 g de nozes ou amêndoas moídas
40g de farinha de trigo
5 ovos (claras e gemas separadas)
3 colheres (s0pa) de água quente
Preparo da massa
Derreta 200g de chocolate amargo no leite em banho-maria. Quebre o chocolate em pedaços e coloque em uma tigela refratária. Ponha a tigela sobre uma panela contendo 1/3 de água, de modo que o fundo da tigela não toque a água. Aqueça em fogo baixo até a água ferver. Não mexa o chocolate enquanto ele não derreter, depois mexa só até ficar liso. Misturar em excesso prejudica a textura. Retire do fogo e acrescente a manteiga, o açúcar, as nozes, a farinha e as gemas com a água quente e bata até ober uma massa.
Bata as claras em neve e incorpore-as à mistura de chocolate.
Unte e forre com papel-manteiga uma fôrma de bolo de 23cm. Despeje a massa e nivele. Asse em forno preaquecido a 180º por 30 minutos, até ficar firme. Cubra com um pano de prato e deixe esfriar.
Calda
25g de açúcar
4 colheres (sopa) de conhaque ou licor de laranja/café
50ml de água
Modo de preparo
Faça a calda: ponha o açúcar, a bebida e a água em uma panela pequena e aqueça em fogo brando, mexendo, até o açúcar dissolver. Deixe ferver por 1 minuto até atingir o ponto da calda. Desenforme o bolo, retire o papel-manteiga e regue-o com a calda.
Glacê
5 colheres (sopa) de geleia de damasco
25 g de açúcar
75 ml de água
200 g de chocolate amargo
25 g de chocolate ao leite
Modo de preparo
Aqueça a geleia de damasco, aperte-a contra uma peneira e pincele o bolo com ela.
Para o glacê, esquente a água e o açúcar em uma panela pequena de fundo grosso, até dissolver. Deixe ferver por 1 minuto. Retire do fogo, espere esfriar por 1 minuto e adicione o chocolate amargo. Mexa sem parar até ele derreter. Deixe descansar até que comece a engrossar. Derreta o chocolate ao leite.
Despeje o glacê de chocolate sobre o bolo, espalhando-o para os lados com uma espátula. Para arrematar a decoração, faça desenhos com um fio do chocolate ao leite derretido próximo às beiradas do bolo. Deixe em local fresco para o glacê firmar.

Nenhum comentário: