sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ótima sugestão para o final de semana!


COMO MONTAR UMA TÁBUA DE FRIOS


Que maravilha é receber amigos e família para um bate papo, comemorar um aniversário, e mais do que nunca agora, receber para assistir aos jogos do Brasil na Copa.
A preocupação com o que vai servir não pode ser uma desculpa, aqui temos uma dica perfeita e que não dá trabalho nenhum: Tábuas de frios, que combinam perfeitamente com várias ocasiões.

Para começar, é importante escolher ingredientes de primeira linha e depois é só seguir alguns passos básicos e a sua tábua está pronta para ir para a mesa.

- Você pode montar tábuas; de frios, de queijos ou mistas.


- Se quiser dar um efeito bem colorido, comece com os frios mais escuros (presunto) e vá colocando os mais claros, gradualmente, por exemplo: blanquet de perú (rosa claro), chester (bem clarinho) e copa ou salame, intercalando uma fileira de cada cor.

- Em uma tábua própria para frios, retangular ou redonda, arrume os frios da borda para dentro.

- Fatie os embutidos bem fininhos, dobre cada fatia ao meio e sobreponha uma a uma e enfeite com uma charmosa flor de salame. Sabe como se faz? É muito simples: dobre a fatia duas vezes e encaixe direitinho no meio dos queijos. Faça o mesmo com a outra fatia. As duas formam uma flor.

-No centro da tábua, você pode colocar queijos picados, azeitonas e o que preferir. Se quiser um sabor mais adocicado, coloque uvas (do tipo Itália) ou frutas secas, como o damasco e a tâmara.

- Para deixar tudo mais organizado, você pode montar a tábua na véspera do evento. Cubra com filme plástico e guarde na geladeira, para que os frios não azedem.

- Sirva com uma cesta de pães bem variada, combinando mini pães franceses, integrais, e baquetes, por exemplo. Um pão com sabor de queijo, como o parmesão, também é uma ótima idea.

- Como acompanhamento, uma opção é montar uma seleção de diferentes patês em potinhos, como os de azeitona, tomate seco e peito de peru defumado.

Nenhum comentário: