sexta-feira, 18 de maio de 2012

Delicioso Souflé de Chocolate

Suflê de chocolate

Ingredientes:

Para o creme de chocolate:
115g de chocolate meio amargo
500ml de leite
1 fava de baunilha
4 gemas
80g de açúcar
60g de farinha de trigo
6 claras
30g de açúcar

Para decorar:
Cacau em pó sem açúcar

Preparo:

Para o creme:
Pique finamente o chocolate e derreta-o em banho Maria. Ferva, em fogo branco o leite com a fava de baunilha, cortada ao meio (antes raspe o interior com a ponta de uma faca). Retire do fogo.
Em uma tigela, bata com o batedor as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e espessa. Depois acrescente a farinha. Retire a fava de baunilha do leite, despeje metade do leite aromatizado com a baunilha ainda quente sobre a mistura de gema, açúcar e farinha e misture bem. Acrescente o restante do leite, depois despeje tudo na panela. Cozinhe em fogo brando, mexendo sem parar com uma espátula de silicone até engrossar o creme. Deixe ferver por 1 minuto, continuando a mexer com a espátula. Despeje esse creme sobre o chocolate e misture bem. Cubra a superfície do creme com filme plástico e reserve.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma de suflê de 23cm de diâmetro e salpique-a com açúcar.

Bata as claras até que fiquem espumosas. Junte aos poucos um terço dos 30g de açúcar e continue a bater até que as claras se tornem lisas e brilhantes. Depois acrescente delicadamente o restante do açúcar e bata até que as claras fiquem firmes.
Com a ajuda de uma espátula flexível, incorpore delicadamente as claras em neve, em três adições, ao creme de confeiteiro de chocolate. Despeje a mistura em uma fôrma de suflê, preenchendo-a até a borda. Iguale a superfície com a espátula. Asse durante 45 minutos aproximadamente, até o suflê crescer bem. Ao retirá-lo do forno, salpique o suflê com cacau e sirva imediatamente.

Nenhum comentário: