Esse prato é feito com queijo (do tipo Raclette) derretido sobre batatinhas cozidas, cebolinhas e pepininhos em conserva, pão e pimenta do reino moída na hora.. A gente deu uma incrementada com carne, bacon e outras "coisitchas !
A Raclette (palavra francesa, derivada de racler, que significa raspar e é também uma referência à espátula de madeira usada para raspar o queijo) foi criada centenas de anos atrás no Cantão do Valais, que fica a oeste dos Alpes. Dizem que os camponeses colocavam uma peça de queijo cortada ao meio junto à uma fogueira acesa. Conforme o queijo ia derretendo, formava-se uma crosta dourada, que era raspada sobre um prato e saboreada junto de batatas cozidas.
Tradicionalmente reparte-se ao meio o queijo inteiro, derrete-se a superfície e raspam (sempre de cima para baixo com queijo derretido para dentro do prato).
Esse processo é repetido individualmente e cada um espera a sua vez. Hoje em dia a maioria das pessoas preferem os pequenos aparelhos, elétricos encontrados no mercado, para cada um derreter a sua própria quantidade de queijo em “frigideirinhas” especiais e todos comerem juntos, sem ter que esperar a sua vez.
A bebida ideal para acompanhar o prato é o vinho branco (assim como na Fondue), pois ele possui características que facilitam a digestão do queijo. Tem gente, eu por exemplo, que toma chá preto junto com essa refeição, pois o chá também ajuda na digestão...
Receita:
(Essa é a receita do tradicional, mas quem quiser pode incrementar como nós fizemos! Use a criatividade!!! A quantidade de cada ingrediente depende do número de pessoas)
-1,5 kg de queijo Raclette (se não achar o Raclette, use estepe, tilsiter, emmenthal ou gruyere, mas lembre-se que o sabor não será o mesmo!)
-Batatas tipo holandesa cozidas com casca (essa é aquela batatinha miúda)
-Pepinos em conserva
-Cebolinhas em conserva
-Pimenta do reino (se for moída na hora é melhor)
-Pão
Modo de Preparo:
Corte o queijo em fatias finas e as distribua em um tábua ou prato. Pré-aqueça o aparelho de Raclette e coloque uma fatia de queijo no utensílio e, quando o queijo derreter, leve-o imediatamente ao seu prato. Coma com os acompanhamentos que desejar. Cada convidado deve fazer o seu.
Agora é so escolher uma boa companhia e se deliciar…
En guete! (Bom apetite em suiço-alemão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário