quinta-feira, 5 de julho de 2012

Physalis

Fruta que já vem embrulhada, a physalis é uma frutinha charmosa e ainda desconhecida, mas que começa a despertar o interesse dos brasileiros. E para o espanto de muitos, é natural da Amazônia e dos Andes. A variedade nativa, Physalis angulata é conhecida em outras regiões do país por nomes mais divertidos, como camupum, joá-de-capote, saco-de-bode, bucho-de-rã e mata-fome. Faz parte da família das solanáceas, mesma família do tomate, batata e pimentas. 

A physalis costuma aparecer nos restaurantes enfeitando sobremesas ou confeitada junto ao café nos petit-fours. De tão bonita muita gente não come, pois acha que é só enfeite. Ainda custa caro, mas aos poucos o preço deve cair, uma vez que está sendo produzida no Rio Grande do Sul e São Paulo. 

Quanto ao sabor dessa fruta, não é o que se possa chamar de comum. Está entre adocicado e azedo, difícil de descrever, mas por isso mesmo se adapta a vários tipos de preparações, como geléias, caldas, chutneys, confeitos e saladas. 

Para não ficar somente no confeito com chocolate ou açúcar, veja a seguir algumas receitinhas deliciosas com essa fruta que além de tudo é um charme!!!!!

Nenhum comentário: