sexta-feira, 28 de outubro de 2011


  Salmão: a cor da saúde
Poderoso protetor do coração, o peixe deve fazer parte de qualquer cardápio, mesmo nas dietas com restrições calóricas

POR JANETE TIR

FOTO: SHUTTERSTOCK

Como todo peixe de água fria, essa iguaria tem altos índices de ácidos graxos ômega 3, vitaminas D e as do complexo B, ferro, fósforo, selênio.
"Os ácidos graxos ômega 3 são gorduras poliinsaturadas e seu consumo reduz os triglicerídeos séricos, melhoram a função plaquetária e, para as pessoas que possuem hipertensão arterial, promovem ligeira redução", explica a nutricionista do Centro Educacional Miraflores, Marcia Mazalotti Teixeira. Um estudo, publicado no New England Journal of Medicine, constata que o risco de um ataque cardíaco é 81% menor entre pessoas que têm mais ômega 3 no organismo. "A estrutura molecular dos ácidos ômega 3 ajuda a evitar a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial e colabora para o aumento do HDL (o "bom" colesterol) e para a redução do LDL (o "mau" colesterol)", explica Marcia. Outras duas pesquisas, divulgadas pelo American Journal of Clinical Nutrition, associaram altos índices de ômega 3 à proteção de pessoas idosas contra a demência e a doença de Alzheimer. Dizem os cientistas que uma alimentação rica nesse ácido graxo está diretamente relacionada com o menor declínio da função cognitiva e da habilidade verbal.
FONTE: THE GEORGE MATELJAN FOUNDATION
PEIXE CRU
Cozer o salmão é sempre preferível, pois a alta temperatura elimina o risco de uma infecção parasitária. Mas nem por isso as tão saborosas receitas japonesas que levam o peixe cru devem ser evitadas. Segundo orientações da Anvisa, o prato preparado ou que contenha salmão cru ou malcozido deve ser precedido de congelamento em uma temperatura de pelo menos -20°C por um período mínimo de sete dias ou -35°C por um período mínimo de 15 horas, condição suficiente para inativar as larvas de qualquer parasita.
ALIMENTAÇÃO PROTETORA 
Para aproveitar todos os benefícios, é recomendado o consumo de peixes ricos em ácidos ômega 3 pelo menos três vezes na semana. Só que o preparo merece atenção para que as substâncias protetoras não se percam. A melhor forma de preparar o salmão é no forno ou grelhado, e aí entra a arte culinária com mil e uma receitas que evitam a monotonia alimentar e, ainda, podem adicionar outros componentes igualmente benéficos, como o azeite de oliva e diversas especiarias. O ideal é ter uma alimentação balanceada, já que o salmão é um dos peixes mais calóricos que existem.Fonte Viva Saude

Nenhum comentário: