quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como lavar roupas conservando sempre!


Você vai a uma festa e, sem querer, mancha sua blusa preferida. Então, o que você faz? Geralmente, põe na máquina de lavar roupa, certo? Mas eis que, depois da lavagem, vem a triste surpresa. Descobre que ela ficou esgarçada ou que aquele enfeite que só ela tinha virou história.
Lavar as peças do vestuário continua sendo um “bicho de sete cabeças” para muitas pessoas. Afinal, é difícil mesmo saber quais cores podem ser colocadas juntas, a dosagem certa de sabão em pó ou amaciante e o que é melhor lavar à mão, por exemplo. E ficar a par de alguns desses passos é fundamental para manter as peças seu guarda-roupa em ordem e conservado por mais tempo.
A primeira coisa que você deve saber é que sujeira corta microscopicamente as fibras do tecido, diminuindo a resistência dele. Por isso, lavar conserva. Mas desde que o processo seja feito corretamente. O vice-presidente da Associação Nacional das Lavanderias do Brasil (Anel), Othon Barcellos, explica que camisas podem ser levadas à máquina após o uso, enquanto roupa de cama e toalhas, após uma semana de utilização.
Os jeans devem ser lavados depois de vesti-los, em média, duas vezes. Cobertores, acolchoados e edredons, a cada três meses. Cortinas e tapetes podem aguentar até um ano.
O próximo passo é colocar a roupa de molho. “Colocar as roupas em uma mistura de água com sabão em pó é fundamental para amolecer a sujeira das peças”, afirma Barcellos. Mas cuidado para não exagerar. O ideal é deixá-las, no máximo, por duas horas. “Depois disso, o componente presente no detergente em pó decanta e fica no fundo, perdendo sua ação”, explica.
Cores e manchas
Nunca se esqueça de separar as peças antes de lavá-las. As roupas brancas devem ir à máquina sozinhas, assim como pretas, vermelhas, jeans e tons muito escuros. Cores pasteis e claras, como cinza, creme, amarelo claro ou rosa, podem tranquilamente ser colocadas juntas.
Mas fique atento porque algumas peças soltam tinta. Então, como tirar a dúvida sobre aquela camisa que você suspeita que possa manchar as outras? “Umedeça um pano branco com uma mistura de sabão em pó com água e passe a ponta deste pano na peça. Se soltar tinta, lave-a sozinha”, ensina o vice-presidente da Anel.
E atenção: nunca jogue o sabão em pó diretamente na roupa. Dissolva antes um pouco em água, para não manchar as peças. O mesmo vale para o amaciante. A máquina automática já faz esse trabalho por você, mas caso opte pelo tanque, tome essas precauções.
Para facilitar sua vida, Omo criou linhas específicas de sabão em pó para cada tipo de roupa. Para as brancas e muito coloridas, por exemplo, foi desenvolvido o Omo Progress, enquanto o Omo Multiação pode ser aplicado nas peças comuns, como jeans e demais tecidos.
Se você quer sentir uma maciez mais acentuada, aposte no Omo Comfort, que alia a suavidade do amaciante com a limpeza de Omo e vem com três tipos de perfume: Classic, Aloe Vera e Pétalas de Violeta e Ylang Ylang. Para os bebês, o ideal é usar a linha Omo Baby, que foi testada dermatologicamente para dar um toque suave à pele do seu filho.
Antiguidades
As roupas mais antigas devem despender cuidado redobrado, pois os tecidos possuem uma tecnologia diferente da usada atualmente. É o que ensina Mariana Nobre, uma das sócias da loja de garimpos (brechó, sebo e antiguidades) Freddie & Grace, em São Paulo.
Assim como os tecidos atuais, as peças brancas de “mais idade” podem ficar até duas horas de molho. As coloridas devem ficar de 15 a 20 minutos em água e sabão em pó, para não desbotarem. “Não usamos alvejantes neste caso”, acrescenta.
E aí fica um alerta para qualquer peça do seu vestuário: fuja dos alvejantes com cloro. Eles têm uma química forte que reage com a substância colorante, a anilina, enfraquecendo as fibras do tecido. Escolha aqueles que não contêm esse ingrediente. Se quiser seguir essas dicas, você vai ver que suas roupas, com certeza, durarão bem mais.

Nenhum comentário: