sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cheesecake de Chocolate e Nutella


  • Ingredientes para a base:
- 1 pacotinho de bolacha maisena
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de açúcar

  • Ingredientes para o creme:
- 450g ou 600g de cream cheese amolecido (depende se você quer um sabor mais forte ou mais leve do cream cheese)
- 100g de açúcar
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 4 ovos
- 200g de creme de leite
- 2 colheres de chá de essência de baunilha
- 100g de nutella
- 50g de chocolate ao leite

  • Modo de preparo da base:
- Primeiro passo:
Pegue a bolacha maisena, 2 colheres de sopa de açúcar e as 2 colheres de manteiga, bata tudo no liquidificador, até a mistura se transformar em uma farofa úmida (pegue na farofa para saber se está úmida e se precisar coloque mais um pouco de manteiga).
 
- Segundo passo:
Pegue uma fôrma removível de 22cm. Coloque a farofa e pressione com a mão e os dedos para ficar toda socada no fundo da fôrma. Reserve na geladeira.
 
  • Modo de preparo do creme:
- Primeiro passo:
Separe as gemas das claras, reserve as claras. Bata as gemas e o açúcar até ficar esbraquiçado e cremoso. Junte o creme cheese amolecido (retire o cream cheese da geladeira 30min antes de preparar a receita para que fique amolecido) e bata bem.

- Segundo passo:
Peneire a farinha sobre a massa e misture batendo. Em seguida, acrescente o creme de leite e a essência de baunillha.

- Terceiro passo:
Bata as claras em neve firme e incorpore à massa delicadamente deixando todo o creme homogêneo.

- Quarto passo:
Misture a nutella com o chocolate ao leite e derreta tudo em banho-maria. Reserve.

- Quinto passo:
Coloque metade do creme sobre a massa de biscoito. Por cima, no centro (não espalhe o chocolate para que fique concentrado no centro - comigo aconteceu de espalhar e ficou mais concentrado nas bordas), acrescente a mistura de nutella com chocolate ao leite. Para finalizar, acrescente por cima do recheio a outra metade da massa.

- Sexto passo:
Ferva um tanto de água para que encha metade de uma assadeira. Coloque essa assadeira com água fervente na primeira grade do seu forno (se tiver, se não tiver coloque na parte inferior a grade do forno), e na grade superior coloque o cheesecake e deixe assar por cerca de 1h:30min em forno preaquecido a 180 graus celsius ou até que esteja firme nas bordas e um pouco mole no centro. Retire do forno, espere esfriar e coloque na geladeira por cerca de 4h. Após esse tempo de resfriamento, desenforme e aprecie esta delícia de cheesecake.

Após desenformar, eu enfeitei o cheesecake com castanhas do Brasil (anteriomente conhecida como castanhas do Pará), mas vocês podem enfeitar com avelãs também.

Nenhum comentário: